quarta-feira, 21 de novembro de 2007

Severas damas


Normas e Regras, essas duas ladies tão severas, devem resolver problemas e não criar outros.


Não podemos pautar nossa vida na obrigação de atender às normas e regras, mas sim de colocar essas duas senhoras - que podem ser muito gentis - para resolver os problemas. De preferência, dos outros.


Não defendo a anarquia, nem a desordem, mas a quebra dos ossos das duas madames sempre que elas forem severas a ponto de causarem empecilhos a felicidade alheia.


Segundo uma chefe que tive, há duas formas de olhar um problema. Uma é querendo resolver. A outra é não querendo resolver. Para esse olhar, as normas e regras funcionam como escudo.
Deus nos salve desse olhar ruim!

Estranhas supertições

Sou superticioso e ao longo dos meus anos de existência venho colecionando várias e criando outras.


Tenho temores estranhos nascidos de supertições inexistentes... O que vem a ser isso? São supertições não catalogadas. Exemplo? Acreditar que há algum tipo de sinal por simplesmente passar por um poste de iluminação pública e ele se apagar ou se acender no exato momento em que você passa. Isso acontece tão frequentemente comigo. Já aconteceu de uma rua inteira ficar no breu... Não é mesmo para ficar encismado?

segunda-feira, 19 de novembro de 2007

Renúncia

Não conhecia o poderoso efeito do deixar de fazer ou desejar algo que queria muito. Duvidava que fosse capaz, porque parecia difícil, impossível e doloroso até descobrir que a dor é proporcional ao tamanho da vontade em querer deixar de fazer.

É preciso ter vontade. Se ela não existe, deve-se pedir a Deus, ao cosmo, a vida, aos orixás, aos santos ou qualquer entidade, crença, ou sistema de valores, onde você deposita a sua fé, mas é preciso pedir se você não tem. Eu pedi e consegui.

Desistir de um desejo, um sonho, um vício, um objeto é um ato de vontade madura, que nasce de centenas de tentativas mal sucedidas. Uma vontade de querer desquerer que, às vezes, demora para vir a tona, mas ela vem. A minha veio.

Ao conseguir, leves e fáceis de abrir tornaram-se as portas antes trancadas e extremamente pesadas. O salão que elas me conduziram é impossível de ser descrito em palavras. Melhor mesmo é viver a experiência. Quer tentar?